segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Prosperidade do ímpio e sofrimento do justo.



Quem nunca olhou para o lado e viu seu vizinho, que não tem nenhum compromisso com Deus prosperando, enquanto passava por um enorme sofrimento? Certamente já ocorreu isso com você, quando se sentiu frustrado por que não conseguiu a vaga na universidade e seu vizinho passou no vestibular para cursar o melhor curso, ou quem sabe aquele dia que você chegou à empresa onde trabalha e seu chefe estava anunciando, que aquela pessoa que menos se importava com a empresa, agora é seu novo gerente, enquanto você que trabalhou tanto para sua empresa crescer, não passava de um mero funcionário.
O profeta Habacuque se sentia desse jeito, ele via Judá passando por tantas dificuldades enquanto, a Babilônia terra de homens perversos prosperando ”Tu és tão puro de olhos que não podes contemplar, por que, pois, olhas para os que procedem aleivosamente e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?
Essa frase de Habacuque, era mais que meras palavras, eram gritos de desespero, Habacuque não agüentava mais aquela situação, afinal, sua cidade natal ia ser destruída por ímpios.
Mas afinal, por que o justo sofre?
Primeiramente o justo sofre por que a cidadania dele não é terrena e sim celestial, mas, para chegar ao céu é preciso primeiro ser aprovado aqui na terra.
Segundo o justo sofre por que ninguém está livre de sofrimento, pois o próprio Jesus disse; “no mundo tereis aflições e tribulações” e a bíblia diz que o que vem para o ímpio vem para o justo.
Vamos comparar nossa vida com uma corrida, quando se chega ao final da corrida, aquele que foi campeão nunca irá se preocupar com as dificuldades do meio do percurso, pelo contrario sua alegria será tão grande que se esquecera de tudo de ruim que aconteceu.
O ímpio é aquele que perdeu a corrida, e agora ficará se lastimando por tudo que aconteceu, durante o percurso. Quem sabe ele dirá: Seu eu pudesse vender tudo e dar aos pobres para conseguir ser campeão eu faria isso.
Essa foi a resposta de Deus a Habacuque, no final o justo será, vencedor, mas o ímpio será castigado. Habacuque ficou tão satisfeito com a resposta que disse: “Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja frutos na vide, o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimentos, e as ovelhas da malhada seja arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação”
Não importa seu sofrimento, se você é justo então você tem a esperança de morra no céu de gozo.

Texto elaborado por: Miquéias Alves de Lima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário