domingo, 18 de setembro de 2011

Série: Jovens Segundo o coração de Deus (Humildade)


Neste tópico vamos estudar um pouco mais sobre uma das qualidades de que o jovem segundo o coração de DEUS deve possuir.
Desta feita vamos estudar um pouco sobre: HUMILDADE=Simplicidade (derivada do latim Húmus que quer dizer Terra de onde se originou a palavra Humana) então definimos que humilde é a pessoa que tem a consciência da sua verdadeira essência (terra)...
Em toda a bíblia temos exemplos de pessoas que foram humildes!Humildade se confundiu muito em nossos dias com poder de aquisição (ou seja, pobreza) mais não é isso. Existem ricos humildes e pobres soberbos, (o humilde não sabe que é humilde) observe que o sermão da montanha começou assim: “BEM AVENTURADOS OS HUMILDES” (MT CAP 5 VERS 3) porque a humildade é a raiz que alimenta todas as outras bem aventuranças,só quem é humilde consegui ser:manso,justo,misericordioso,limpo de coração,promotores de paz,e perseguidos por causa da justiça!Então vejamos bem o valor e a importância que JESUS deu a humildade, sendo ele mesmo o maior exemplo de humildade, o Pastor Ralph Waldo afirmou: ”o grande homem sempre estar disposto a ser pequeno” veja Jesus: poderia ter nascido no palácio, escolheu uma manjedoura, poderia ter sido médico, mais foi carpinteiro, poderia ter escolhido nascer Na Grécia ou Roma potência da época, mais preferiu Belém, poderia ter sido criado em Jerusalém, mais cresceu em Nazaré (Nazaré não existe mais, porém Jesus é eterno!)
Alguns sinais de humildade de Jesus:
1º o criador do universo abdicou da sua glória para flutuar no ventre de uma virgem!
2º as mãos puras e santas tocaram os leprosos e enxugaram as lágrimas da viúva!
3º lavou os pés dos discípulos...!Jesus estava ensinando, quem não vive para servir, não servi para viver!
Características do humilde:
1º coração de servo.
2º aceita um lugar inferior aquele que merece.
3º tem coragem de servir aos iguais, (servir ao maior é por obrigação, ao menor por superioridade, difícil é servir aos iguais!
4º engolir o orgulho (engolir o orgulho não causa indigestão!)
5º depender totalmente da graça divina!
6º não se ofende com facilidade.
7º aceita as críticas.
8º reconhece o sucesso dos outros.
9º aceita ajuda dos outros.
Faça uma auto-análise e veja o que precisa ser feito para ter mais essa qualidade de um jovem segundo o coração de DEUS!Muito cuidado com a falsa humildade ela é o pecado mais apreciado pelo diabo por que é o orgulho que imita a humildade!Se realmente desejas ser um jovem segundo o coração de DEUS, comece a exercitar a humildade, as seguintes expressões ajudam bastante: qual a sua opinião?Por favor, Muito obrigado, nós, “eu” deve ser a expressão menos usada, lembre-se o que Thiago disse no cap. 4 vers. 6= “DEUS RESISTE AO SOBERBO, MAIS DAR GRAÇA AOS HUMILDES”. Jesus mesmo disse “APRENDEI DE MIM QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO”
REFLITA=José sonhou atando feixes, e acabou como governador do Egito, e nem por isso deixou de ser humilde então humildade é uma qualidade indispensável em um jovem que quer ser segundo o coração de DEUS! 

Douglas Souza Romão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário